Califórnia -Surf o esporte oficial

|Texto: Castro Pereira

A Califórnia estado mais surf dos ianques acaba de tornar o Surf como seu esporte oficial.

Prá você saber, no país dos índios tupiniquins, o esporte que pode-se chamar de oficial é o da Bola, embora ele tenha sido criado em terras europeias, a Inglaterra. Talvez possamos chamar de esporte também, essa nova onda de Corrupção que assola esta nossa terra muito rica e fértil. O que você acha? Bem, bem, voltando a Califórnia claro que com todo respeito, afinal um grande universo de brasileiros vive e surfa por lá, oficializou como Surf o seu esporte oficial graças ao empenho de Al Muratsuchi, surfista e deputado da área.

O governador em exercício, Jerry Brown, bateu o martelo assinando uma legislação que homenageia a boa e longa história de ondas na Gold Coast californiana.

Da praia de Malibu, passando por Rincon, Maverick, Santa Cruz a San Diego, com mais de um século o Estado tem servido como epicentro da cultura, do estilo de vida e do esporte do surf. Em 1912, o grande Duke Kahanamoku fez sua primeira incursão na Califórnia, espalhando o espírito de aloha para cima e para baixo da costa. No ano de 1957 uma garota de praia de L.A. publicou um livro chamado Gidget.

O livro, juntamente com uma produção de Hollywood, deram um start para uma nova onda de popularidade para o esporte. Anos depois em 1964, o cineasta Bruce Brown, baseado em Dana Point, lançou sua obra-prima, The Endless Summer. Essas duas produções impulsionaram o esporte do surf a novos patamares e levaram seu alcance e influência além das costas da Califórnia e do Havaí.

Na mesma época que Bruce fechava seu filme, alguns caras empreendedores do surf já olhavam a luz no fim do túnel para suas criações. Dale Velzy, Gordon Clark, Hobie Alter e outros iniciaram a chamada indústria no Estado Dourado. Anos mais tarde, Jack O’Neil iniciou a fabricação de roupas, que deixaram os surfistas por mais tempo nas geladas águas da Califórnia. Então 133 anos mais tarde no dia 20 de agosto passado Jerry Brown passou a caneta. O projeto intercala referencia as raízes hawaiianas, destaca também que o estado, os surfistas lideram a proteção ambiental ao longo da costa e assim a cultura de surf californiana assume papel de importante liderança na promoção da sustentabilidade. Das grandes ondas a grandes inovações, os últimos anos da história da Califórnia foram ricamente interligados com a evolução e o crescimento do surfe, e agora essa relação é oficialmente mais oficial. Tai o The Ranch de Slater a fortalecer mais ainda essa oficialização.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *