HOME | PREVISÃO | ALERTA REDES | FOTOS | VÍDEOS | BOLETINS | CAMS AO VIVO | RESSACÃO | NOTÍCIAS | CONTATO

Rede Retirada dos Pilares e Bravo Salvamento Feito Por Lucas Bernardes de Souza
Voltar  Home  Imprimir esta página   07/04/2018


Por Xandão /Site OndasdoSul

No feriado de pascoa uma rede presa aos pilares da plataforma de Tramandaí (artefato trazido pela ultima ressaca) chamou a atenção de surfistas locais e da equipe da plataforma de Tramandaí, pois com boa previsão de ondas e calor para o feriado, uma situação de alto risco estava se formando. Em ação conjunta com a Plataforma de Tramandaí, presidente da ASTRI João Dávila, o surfista local /salva vidas Cristiano Dias e site OndasdoSul, foi montada uma ação para a retirada dos cabos e malha da rede que estava presa aos mexilhões dos pilares da plataforma de pesca, a corrente de norte dificultou a retirada total dos cabos e parte da rede.

No dia seguinte eu e o surfista local e bombeiro Lucas Bernardes entramos novamente na água para a retirada do restante da rede que ainda estava oferecendo risco, foi então que algo que poderia ter tido um desfecho muito pior aconteceu. Após 30 minutos da retirada do restante da rede três pessoas foram arrastadas pelo canal que se forma próximo aos pilares da plataforma e caíram justamente onde estava a rede! Lucas Bernardes em um ato de bravura não mediu esforços e conseguiu sozinho retirar as três pessoas rapidamente!

Lembro-me de ter falado com Lucas Logo após de ter saído do surf e ele estava muito cansado e me disse que se não tivéssemos retirado o restante da rede, o final da historia poderia ter sido uma tragédia. Segue o alerta para atenção com estes equipamentos :

Em acordo entre pescadores e municípios, todos os cabos e redes de pesca são retirados no dia 15 de dezembro de cada ano e podem ser recolocados no dia 15 de março, ou seja, após esta data é fundamental surfar em locais seguros e caso não saiba onde ira surfar, percorrer a pé toda a extensão onde irá entrar e sair da água antes de se jogar para o surf, atenção da direção das correntes e nunca surfe sozinho!

⚠ Vem tranquilo na estrada que a praia não vai fugir;

⚠ Se for beber, não dirija, se for dirigir, não beba;

⚠ Preserve o meio-ambiente.


  

Voltar       Home        

Copyright by Xandão e Pitol.net
Websul Ondas do Sul