Medina na Praia da Ferrugem

|by: Brenda Almeida

|foto: Marcio David

O Rip Curl Grom Search 2019 aconteceu no último domingo (27), na Praia da Ferrugem em garopaba ( SC)  e contou com a presença de Gabriel Medina como espectador especial para prestigiar os atleta vencedores: Heitor Mueller e Pamella Mel. A segunda etapa do Rip Curl Grom Search 2019 está confirmada para os dias 23 e 24 de fevereiro, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.

O campeonato reuniu mais de 120 surfistas de nove estados até o Equador, na categoria iniciante e grommet, os primeiros colocados foram Sunny Pires (sub14) e Lukas Camargo(sub12) respectivamente. Um outro a se destacar, foi o paulista  Murillo Coura, único atleta a chegar em duas decisões ( quarto na grommet e iniciante). Vale lembrar, que Pamella Mel venceu na categoria feminina e Heitor Mueller na categoria mirim, na qual conta com vagas para a final internacional do evento em 2020 para os  os jovens com até 16 anos.

Bateria especial:

Após a final,  ocorreu uma bateria especial em comemoração aos 20 anos do Circuito em grande estilo, com a presença de grande nomes no surf que já fizeram parte da história do Circuito, como por exemplo: Gabriel Medina, Miguel Pupo, Peterson Crisanto (como novo integrante do CT),  e a nova geração contando com Samuel Pupo ,Eduardo Motta, e os demais participantes Victor Valentin, Juliana Meneghel, Gustavo Ramos, Anderson Júnior, Matheus Navarro, Louisie Frumento e Sophia Medina, sendo esta última irá representar o Brasil no campeonato que ocorrerá em Maio, na Costa Rica.

“Foi sensacional rever e relembrar tudo isso. Tive grandes momentos nesse campeonato, fui campeão no Brasil e na final internacional e me deu projeção. É muito bom ver a molecada evoluindo. Esse é um campeonato irado, importante para a formação dos novos talentos”, disse Gabriel Medina ao Waves, dando recado à nova geração. “Eu competi aqui como vocês. Acreditem e levem a sério”, orientou.

“Também conseguimos reunir vários campeões do Circuito desde a sua criação. Foi uma experiência incrível e única poder trazer o Gabriel Medina para surfar com outros destaques que já escreveram o nome na história do Circuito. Agora vamos para a próxima etapa para finalizar e coroar os campeões da temporada”, complementou o gerente de Marketing da Rip Curl ao Waves.

No pódio:

Os vencedores em destaque neste ano foram Sunny Pires e Murilo Coura, ambos atletas do Instituto Gabriel Medina em Maresias. Sunny  saiu na frente marcando a pontuação  de 7,5 e confirmou seu lugar no pódio com uma nota sete, tendo uma disputa difícil  com o paranaense Lucas Cainan. Já para Coura, a disputa foi entre o potiguar Joquinha, filho de Joca Júnior ex-CT.Murillo participou na categoria grommet, porém o campeão desta foi Lukas Camargo, paranaense, seguido do paulista Daniel Duarte( 10,17) em segundo, e em terceiro o catarinense Gabriel Ogasahara( 9,75) em terceiro.

 

“Vim determinado. Não acredito que eu ganhei. Altas ondas. Tenho de agradecer a Deus. Dei meu máximo e acabou dando certo”, vibrou Sunny, dedicando o primeiro lugar aos pais, Charles e Cristina. “E Também a Deus. Agora, a final na Barra é mais tranquilo, porque conheço bem lá”, afirmou o surfista de 13 anos, Murillo Coura para o Waves.

“Muito feliz. Minha primeira vitória no Rip Curl, campeonato bem grande que tem atletas de vários estados, estou muito feliz. Agora é ir para o Rio e tentar ganhar de novo”, comemorou o surfista de Matinhos, 11 anos, ao Waves.

Já na categoria feminina, Sophia Medina competiu como a atual campeã e com o apoio do irmão, ela tirou 7,25 e conquistou o primeiro lugar. Pamella Mel conquistou a maior nota do evento adquirindo 8,75 do catarinense Léo Casal, enquanto Isabela Saldanha e Sophia Gonçalves terminaram em terceiro e quarto lugares respectivamente.

 

“Estou muito feliz. Primeira vez que ganhei o Rip Curl Grom Search. Escutei a galera na areia gritando e fiquei muito feliz. Ainda não caiu a ficha ainda”, ressaltou a vencedora, já projetando uma possível vaga para a final internacional em 2020. “Penso nisso direto, quando acordo, quando vou dormir. Sem patrocínio está difícil, mas com apoio da minha família a gente chega lá”, complementou a atleta de 13 anos, que mora na Guarda do Embaú ao Waves.

Na última bateria do dia a disputa foi acirrada, composta por Cauã Costa(cearense atual vice campeão) e pelo catarinense Heitor Mueller, na qual  este foi campeão com 8,75 e 7,5 pontos, adquirindo uma das maiores notas do evento. Léo Casal e Kainan Meira(paranaense) ocuparam os terceiro e quarto colocados respectivamente.

“Na hora que eu peguei aquela esquerda, da série, foi demais”, festejou Heitor, que é de São Francisco do Sul, feliz com a torcida e com Gabriel Medina, um de seus ídolos. “Foi empolgante”, resumiu. “Agora é pensar na última etapa, ter foco e partir para cima. Tem de surfar muito”, completou o atleta de 14 anos ao Waves

Prêmios:

Os quatro vencedores da etapa ganharam troféus, kits da Rip Curl, como  também,câmeras Gopro 7 Black. Os campeões do ranking na mirim e na feminina foram classificados à final internacional em 2020.

O evento também contou com várias outras atrações, como cama elástica, massoterapia, pipas, futmesa, pinturas de pranchas e até sessão de autógrafos com Miguel Pupo e Peterson Crisanta. O evento também contou com a preservação natural, ao distribuir plantas nativas da Mata Atlântica, visando relembrar que a praia está em uma Unidade de Conservação Federal, a Área de Proteção Ambiental Baleia Franca.

“Temos de agradecer os apoios da comunidade local, das associações de Surf de Garopaba e da Praia da Ferrugem, da Fecasurf, da Prefeitura e da nossa megaloja Rip Curl aqui em Garopaba. A Praia da Ferrugem é um lugar fantástico, com área preservada, ondas muito boas, tanto que já fizemos etapas do Rip Curl Grom Search várias vezes aqui”, agradeceu Fernando Gonzalez ao Waves.

Resultados da primeira etapa do Rip Curl Grom Search

Categoria Mirim (Sub 16)

1 Heitor Mueller – SC
2 Cauã Costa – CE (RJ)
3 Léo Casal – SC
4 Kainan Meira – PR

Categoria Feminina (Sub 16)
1 Pamella Mel – SC
2 Sophia Medina – SP
3 Isabela Saldanha – SP
4 Sophia Gonçalves – SP

Categoria Iniciante (Sub 14)

1 Sunny Pires – RJ (SP)
2 Samuel Joquinha – RN
3 Lucas Cainan – PR
4 Murillo Coura – SP

Categoria Grommet (Sub 12)

1 Lukas Camargo – PR
2 Daniel Duarte – SP
3 Gabriel Ogasahara – SC
4 Murillo Coura – SP

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *