Tempestade Tropical IBA na Costa do Brasil ALERTA

Fonte CPTEC/INPE

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM – Marinha do Brasil) e, com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), participa que a Tempestade Tropical “Iba” se localiza em alto-mar, com centro na posição geográfica 19,9ºS 037,3ºW, na altura da costa referente à cidade de Linhares (ES), estendendo-se entre o litoral sul do estado da Bahia e norte do Espírito Santo e apresentou intensidade máxima dos ventos de 101 km/h (55 nós) às 15:00h do dia 25, em um círculo de 185 Km em torno da posição de seu centro, portanto apenas na região marítima. Seu deslocamento continua previsto predominantemente para Sul, com leve componente para Oeste até o dia 25 à noite, quando se espera que passe a deslocar-se com leve componente para Leste até o dia 26 à noite, afastando-se da costa. Seus efeitos podem continuar a serem sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26 à noite, quando se espera que deixe de influenciar o litoral sul da Bahia e passe a influenciar também o litoral norte do Rio de Janeiro. Será emitida nova atualização até o final do dia 26.



São esperados ventos fortes entre o litoral norte do estado do Rio de Janeiro e o litoral sul da Bahia, podendo atingir 101 km/h (55 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, entre o dia 25 à noite e o dia 26 à noite. Há previsão de mar grosso a muito grosso no mesmo trecho do litoral, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar, entre o dia 25 à noite e o dia 26 à noite. Há possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros, até o dia 25 à noite, e entre Marataízes (ES) e Linhares (ES), entre o dia 25 à noite e o dia 26 à noite. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

O CPTEC/INPE disponibiliza os Avisos Meteorológicos para condições de tempo adversas através do endereço eletrônico  http://tempo.cptec.inpe.br/.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a atuação e a evolução deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/http://www.inmet.gov.br/portal/ e https://www.cptec.inpe.br/ ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também podem ser acessadas por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

            Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *