.
Sendo um dos picos mais constantes do país, Hermosa é quase sempre o primeiro destino de quem chega à Costa Rica para surfar. O canto direito da praia possui vários hotéis, que variam de super confortáveis com piscinas de frente para o mar, até acomodações mais simples só para passar uma noite. Por ser um beach break, ao longo de sua extensão quebram vários picos com ondas diferentes, umas mais na beira da praia bem tubulares, outras mais extensas com uma arrebentação mais longe.
O crowd é um fator que deve ser considerado aqui e para surfar boas ondas é preciso aceitá-lo. Respeite os locais e não fique tão ansioso para pegar uma onda perfeita ao ponto de arranjar confusão ou estragar o clima tranquilo do outside. Todos sabem a fama que os brasileiros têm, portanto, ajude a mudá-la respeitando prioridades e respeitando o silêncio no mar.
Passando Jacó, após a pequena serra, você chegará a Playa Hermosa. Existem algumas entradas a direita em meio aos hotéis que dão acesso ao canto direito da praia.
Essas ondas quebram em frente a uma grande árvore e para chegar lá é preciso sair da estrada principal logo após o hotel Backyards e dirigir por uns 50 metros. As ondas quebram mais no outside e a remada costuma ser mais pesada que nos outros picos da praia. Nos dias em que a ondulação possui um bom tamanho em combinação com a maré média em swells de SO, é possível pegar ondas perfeitas, manobráveis e com força. Quando as ondas estão pequenas aqui costuma ser um dos picos que se encontra uma boa brincadeira. Uma boa dica nesses dias de poucas ondas é dirigir mais ao sul da praia, e encontrar sua própria bancada de areia com ondas pequenas, mas perfeitas.
Seguindo pela estrada de terra, após contornar condomínios de luxo que se instalaram em frente a essa praia incrível, fica La Curva. Com uma arrebentação que vai fazer você lembrar deste guia, as correntes aqui nos dias com ondas grandes não vão facilitar seu surfe. O pico é mais exposto a ondulações de NO, típicas do verão. As melhores condições funcionam com a maré baixa e média e é muito divertido nos dias de ondas pequenas. Esse é um ótimo lugar para ver o maravilhoso por do sol que o Pacífico proporciona.
Esse pico quebra na frente de algumas casas abandonadas mais ao sul de La Curva. Durante a época de chuva a água fica bem suja, devido à saída de rio que fica aqui perto. Mas durante os meses de seca a água é cristalina e o pico atinge seu melhor potencial.