HAWAII – ORAÇÕES PARA MAUNA KEA

O vulcão Mauna Kea no  Havai, local sagrado está no centro de uma disputa entre a comunidade hawaiiana e os cientistas e políticos, que querem instalar mais um telescópio perto do cume da montanha. Milhares de manifestantes bloqueiam o acesso ao canteiro das obras do gigante telescópio TMT. Muitos hawaiianos se reuniram no local e não arredam pé sempre entoando canções sagradas. Alguns personagens conhecidos mundialmente estão apoiando, além de pessoas e comunidades em diversos países enviarem ajuda para os custos da causa. Manifestações ocorreram em frente ao Palácio no Hawaii, no Japão, em Nova York e muitos outros lugares. Pessoas como os atores; Jason Momoa, Leonardo DiCaprio, Dwayne Rock e outros mais, assim como o cantor Jack Johnson e vários outros no Hawaii e pelo mundo se mostraram solidários com a causa. A comunidade nativa afirma que o lugar é sagrado e eles acreditam que o vulcão é um templo que oferece uma conexão entre “criação e criador”.   

Segundo Kealoha Pisciotta a presidenta do Mauna Kea Anaina Hou, um dos grupos ativistas; “dizer sim a TMT neste momento é dizer sim a destruição de nossas terras sagradas. Construir no Mauna Kea é destruir o interior de uma igreja, porque a paisagem faz parte da nossa celebração religiosa, além da montanha ter importância ambiental por ser uma fonte de água para a comunidade”.

Do outro lado da história, os cientistas e muitos astrônomos, além de políticos, afinal a obra está avaliada em US$ 1, 4 bilhão (cerca de mais de R$ 5, 500 bilhões), não concordam com as comunidades nativas e afirmam que o telescópio poderia ajudar a se saber se existe vida nos outros planetas. Para Roy Gal, astrônomo aliado ao projeto TMT, poderemos estudar as galáxias mais amplamente e saber se existe água e moléculas para tornar possível a atividade biológica.

O cume da montanha é associado a divindades da Mitologia Hawaiiana e essas crenças são evocadas por meio de canções tradicionais. Por isso nos vídeos na rede Net você pode ouvir anciões e jovens entoando canções na língua mãe. E eles só se retirarão do local após o entendimento justo e fim do projeto de construção do TMT (Trinta Metros Telescópio) no Mauna Kea, Montanha Branca. Acompanhe e faça sua contribuição.

Texto By Castro Pereira Fotos Insta #Maunakea

“Nosso movimento de aloha ‘āina despertou não apenas os havaianos, mas pessoas em todo o mundo que querem proteger o Havaí de grandes empresas. Valorizamos Maunakea, nossa cultura e nossa unidade. Protegê-los é uma luta que estamos prontos para sustentar pelo tempo que for necessário. Declarou Há’a Keualana.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.