Redes Cortadas ja foram Resolvidas – RS Resgate Vistoriou a Costa Gaúcha

Obs: A matéria em questão refere-se ao caso das redes cortadas, quanto ao risco com redes de pesca e surfistas ele existe e continua durante toda a temporada de pesca !

Alguns dias atras um alerta foi lançado em todas as redes sociais e aqui no site OndasdoSul, referente a uma ação ainda sem entendermos o propósito , de um individuo que cortou os cabos de todas as redes de pesca entre os municípios de Cidreira  e Xangri-lá.

O veículo utilizado por esta pessoa que cortou os cabos ,foi identificado como uma saveiro branca, após a consulta das placas , a policia conseguiu saber que o veículo pertence a uma empresa localizada na cidade de  Viamão RS.

Para que possamos entender a dimensão do problema causado no momento da ação criminosa , primeiro teremos que entender com a pesca artesanal na costa gaúcha funciona e isto também serve para que tenhamos mais cuidado ao entrar e sair da água. SEGUE ILUSTRAÇÃO ABAIXO FEITA PELA FAMÍLIA ONDASDOSUL:

Como todos podem ver na ilustração acima, a rede forma um “arco”na direção da corrente pois é a força da mesma quem arrasta a rede para dentro d’água, ao contrario do que muitos pensaram, a rede não fica em linha reta a estaca localizada na praia, ou seja não adianta entrar logo após a estaca na direção da corrente e sim temos que passar muito dela para garantir a segurança.

O QUE ACONTEÇE SE O CABO FOR CORTADO?

Vamos entender o que aconteceu, a pessoa cortou a parte do cabo que fica preso a estaca na beira mar, muito acharam que as redes ficariam a deriva, mas o que acontecer é que elas ficaram presas a ancora no mesmo local, o problema é a rede além de não perdermos a referencia de localização da mesma na praia , também ao cortar o cabo na areia a rede fica esticada paralelamente a costa e sem que possamos visualiza-la, ou seja risco alto de acidentes com redes e surfistas.

COMO AS ANCORAS SÃO INSTALADAS?

As ancoras são instaladas por exímios nadadores as vezes com o auxilio de uma  bóia, muitas vezes câmara de pneus de caminhão, em dias de mar calmo, eles são contratados pelos  pescadores para fazer este serviço e foram os mesmos que  recuperaram os cabos e os prenderam a costa novamente.

O QUE ACONTECERIA EM UMA RESSACA DO MAR COM OS CABOS CORTADOS

Caso tivéssemos tido uma ressaca de grande proporção e os cabos ainda estivessem cortados as redes poderiam ser arrastadas para longe do local onde estavam e com isto acabariam se prendendo nas plataformas de pesca que funcionam como uma espécie de “filtro”para estes artefatos o que aconteceu com a plataforma de Cidreira conforme fotos abaixo de Luis Saraiva da RS Resgates.

RS REGATES VISTORIOU NOSSA COSTA

O big rider e piloto de resgate Luis Saraiva da RS Resgates voluntariamente percorreu a costa do RS com auxilio de seu jetski para auxiliar na recuperação de alguma possível rede solta e assim garantir ainda mais a segurança dos surfistas, ato louvável do Big Rider gaúcho o qual não mediu esforços para ajudar. Luis Saraiva localizou uma grande rede presa com cabo , malha e ancora na plataforma de Cidreira RS, o mar agitado impediu a retirada por completo desta rede e o local ainda está em ALTO RISCO DE ACIDENTE COM REDE DE PESCA!

ACORDO PARA TEMPORADA DE VERANEIO

Existe um acordo firmado entre pescadores e municípios os quais retiram suas redes de pesca todo o ano no dia 15 de dezembro e as recolocam após a temporada de veraneio, no dia 15 de março ! Caso você veja alguma rede de pesca no mar neste período ou alguma rede de pesca em área não permitida, denuncie ou crie um ALERTA no site ondasdosul, segue abaixo instruções

O QUE É O ALERTA DE REDES DO ONDASDOSUL

O site OndasdoSul a muito esta engajado na segurança do surf e para tanto desenvolvemos um sistema de ALERTA DE REDES ONDASDOSUL, o qual qualquer pessoa pode se cadastrar e fazer criar um ALERTA ou até mesmo um BOLETIM DO MAR, que ira direto para o site e assim informar a todos! segue link para este serviço https://www.ondasdosul.com.br/alertas/

AGRADECIMENTOS AO AMIGO E GUERREIRO LUIS SARAIVA DA RS RESGATES !

por OndasdoSul, Boas Ondas Deus Abençoe

 

One reply on “Redes Cortadas ja foram Resolvidas – RS Resgate Vistoriou a Costa Gaúcha

  • Angelin Demore

    exelente atitude do Mestre Saraiva, mas a pergunta q nao quer calar: o q aconteceu com o motorista da saveiro, uma vez q foi identificado o proprietário da mesma??

    Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *