Final masculina reuniu os dois melhores atletas do campeonato e o resultado não podia ser outro, um espetáculo de surf para uma multidão presente que vibrava como em nenhum outro lugar do mundo se vê.
Parecia uma bateria expression session , os dois atletas especialistas em manobras aéreas de alta precisão, Italo, com duas notas 9, e Yago, com 9.33 e 9.17, registraram as quatro maiores pontuações do evento.
Com o vice-campeonato, Yago Dora alcançou a sexta posição no ranking. O catarinense também ficou em segundo lugar na etapa anterior, em El Salvador.
Italo Ferreira começou acelerado, como de costume, fazendo a primeira onda boa (7.00) nos minutos iniciais e abriu vantagem em cima do adversário. Yago Dora, por outro, foi mais cauteloso na escolha de onda, conquistou duas notas medianas (5.67 e 4.93) e assumiu a liderança faltando 10 minutos para o final. Mas Italo não desistiu tão fácil. O campeão olímpico pegou uma onda de 6.67, tomou a liderança do catarinense e foi campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe.
Além dos finalistas, outros brasileiros conseguiram bons resultados na competição. Gabriel Medina e Luana Silva perderam nas quartas de final, e Tatiana Weston-Webb chegou à semifinal do Vivo Rio Pro. Já João Chianca e Samuel Pupo foram eliminados na fase de repescagem.
Foto de capa Thiago Diz/World Surf League
Ver essa foto no Instagram