O Vans Pipe Masters 2022 que trouxe este ano um formato inovador, juntando 60 surfers onde metade eram hawaiianos, pagou uma gorda premiação a homens e mulheres. Outra das novidades foi também a valorização das manobras em cima dos recifes e não só os tubers. Nesta edição a galera; 40 boludos e 20 meninas foram encorajados a explorar a onda de Pipe em toda sua extensão e potencial, coisa que Medina e Italo apreciam, mas não participaram.
As finais foram corridas em ondas regulares de 6’ a 8’ pés e quebrando firme em cima da bancada no inside. Primeiro as mulheres entraram nágua no dia das finais e algumas apresentações merecem destaque; Zoe McDougall, Bettylou, Tyler Wright que arrancou nota com um tubo e ataque a uma junção. Porem Molly Picklum ia entubando com consistência e passando heats. Sierra Kerr foi outra figura que protagonizou um tubaço inacreditável, mas após sair do mar soube que foi penalizada, por interferência em cima da hawaiina Pua Desoto.
Na Final Caitlin Simmers passou a primeira metade do heat na liderança, mas foi Molly Picklum que alcançou a onda mais bem pontuada da bateria. Carissa Moore cometeu interferência sobre Bettylou Sakura Johnson, o que cortou a pontuação da sua melhor onda pela metade. Assim a aussie, Molly Picklum saiu vencedora.
A final dos boludos contou com; o carioca João Chianca, que remou firme na bancada e chegou as finais na raça. Mais os ianques Griffin Colapinto e Balaram Stack, juntamente com o hawaiiano Kaulana Apo. O heat iniciou com uma onda de Kaulana, seguido de Griffin em outra. O brasileiro João Chianca embarcou em algumas ondas, porem sem grande relevância e pontuação. Já o ianque Balaram Stack, que esteve em destaque durante todo o evento, liderou a final com um tubão pro Backdoor. Griffin tentou uma última cartada antes do fim mas caiu, e as 100 mil doletas foram para as mãos do ianque Stack. Chianca foi quarto lugar, Apo terceiro, Griffin foi segundo e Stack o campeão.
Os campeões (masculino e feminino) ganharam 100 mil dólares, os vice 60 mil, os terceiros 35 mil e os quartos 15 mil, numa corajosa valorização do talento dos surfistas e reforçando a relevância do Vans Pipe Masters.
Texto by Castro Pereira Fotos By Jimmy Wilson/Vans/BB
Você precisa fazer login para comentar.