Publicado em

SAQUÁ IN FIRE II – YAGO VENCE

O cara olhado por muitos como futuro campeão mundial, Yago Dora, começa a dar sinais que a caminhada tá chegando lá. O catarinense, chegou a Saquá motivado e bem focado, passando baterias duras desde o inicio e sem deixar muitas dúvidas. Assim na maior, foi alternando camaradas e outras figuras mais no game da WSL. Quem conhece o surf de Dora, sabe que se tem onda seu surf cresce e ele avoa, rasga, dropa e quebra, o cara é mesmo brabo, num nível mais approach de velocidade e bem delineadas manobras. E foi o que ocorreu na sexta passada, dia 30 quando das oitavas ele iniciou sua caminhada. Primeiro passou pelo sul-africano Matthew McGillivray, por 12.67X7.43 camarada que tava surfando muito. Nesse dia ele, mais Jadson que passou por Filipe Toledo e Samuel que passou por João Chianca foram os destaques.


No sábadão o bixo pegou, séries demoradas e regulares de até um metro e meio balançaram em Itaúna. E as quartas iniciaram com Samuel Pupo sem se encontrar no mar esperando uma boa e caiu frente a Ryan Callinan, aussie que é osso. Yago e Jadson, fizeram uma das mais eletrizantes baterias da competição somando 14.00X8.13. Jadson acabou em quinto, assim como Samuel.
Na semifinal, com sangue nos olhos Yago continuou sua trajetória e nem balbuciou, foi metendo onda e avoada pra cima do hawaiian boy, JoãoJoão. Ele iniciou morno, depois avoou, invertiu prancha, rasgou forte e voou de backside também isso na maior velocidade reunindo 10.60X6.50 de JoãoJoão.
Na final se encontrou com o novo algoz dos brasucas, Ethan Ewing que barrou Ryan Callinan, seu conterrâneo nas semi. E foi uma final de boas ondas, só que no meio do heat, Yago embarcou em uma esquerda onde voou alto na junção fez a rotação completa e aterrissou perfeito na base da onda, que valeu nota 10.00 e ela apareceu nos noticiários de TV.

Menino Vulcão Fechou a fatura com 14.83X10.83 e depois comentou “Estou feliz, a energia dessa torcida só me faz crescer e agradeço de coração a cada um de vocês. O titulo fica no Brasil é nosso e é de todos vocês também”. Isso tudo foi o Vivo Rio Pro em Saquarema, litoral fluminense do Rio.
Próxima etapa rola de 13 a 22 em Jeffreys Bay, África do sul, mas esta semana já ocorre o Ballito Pro por lá, etapa do Challenger Series da WSL. Congratulações Yago Dora e avante Brasil!
Texto by Castro Pereira Fotos ThiagoDiz/Smorigo/BeatrizRyder/JorgePedro