Publicado em

FOCO RUMO HILO -HAWAII

O atual californiano Cyril Derreumax, nascido francês saiu de San Francisco em junho passado com seu veiculo oceânico, um kayak de alguns poucos pés e determinado a chegar ao Hawaii nessa solo remada, se aproxima de Hilo. Cyril é viajante do mundo e ávido aventureiro, com passagens por Espanha, Inglaterra, Itália, Argentina e até Brasil, o cara fala fluente cinco idiomas e está enfrentando no remo as 2.400 milhas náuticas do oceano Pacifico. O valente kayak de nome Valentine, por causa de sua irmã, vai com boa infra-estrutura dentro. Inclusive você pode bater papo com o remador, durante essa travessia confira no www.solokayakhawaii.com


Três anos atrás, em junho de 2016, ele e seus companheiros de equipe ficaram em primeiro lugar na Great Pacific Race, uma corrida de 2.400 milhas náuticas de remo oceânico de Monterey, Califórnia, a Oahu, Havaí. Nesta regata, Cyril foi o capitão do barco “Team Unindo Nações”, uma equipe de quatro homens de quatro nacionalidades diferentes: Thiago Silva do Brasil, Carlo Facchino dos EUA e Fiann Paul da Islândia. Uma expedição de pouco menos de 40 dias, ganhando ele e seus companheiros de equipe um recorde mundial do Guinness Book para a travessia mais rápida nessa distância.
Em 2021 essa mesma aventura de agora terminou numa noite cabulosa de junho em alto-mar quando, as condições climáticas de ventos fortes e oceânicas de ondas poderosas quebrando, fizeram Cyril abortar a missão e chamar a guarda-costeira. “Não há nada que possa prepará-lo melhor para lidar com ondas de 14 pés e 35 nós de vento em um caiaque de 23 pés, do que ter de passar por isso”, fala Derreumax.
Agora após alguns meses o solo remador se aproxima de Hilo, Hawaii e conta ainda com alimentação para 24 dias. Ele no dia 05 passado comemorou 46 anos e seu filho Simon, em terra na mesma data 14 anos. Força e saúde a Cyril é o que nós do “Ondas do sul” desejamos a esse perseverante aventureiro. God Bless!
Afinal, nada é diferente da experiência de vivenciar ao vivo e a cores os movimentos do oceano em sua infinita linguagem.
Texto by Castro Pereira Fotos by Teresa O’Brien/Tom Gomes