Publicado em

SULISTAS EXPLORADORES – GAÚCHOS DELMAR

A dupla já reconhecida internacionalmente graças as suas produções que sempre repercutem no meio ambiental e do surf, devido serem projetos que acabam por indicar novos horizontes de picos surf e também novas janelas para a preservação de locais naturais intactos, estiveram em continente gelado e inóspito junto de uma grande equipe de cientistas e exploradores. E dessa vez os manos argentinos; Julián e Joaquin Azulay foram parar nas Ilhas Shetland do sul e Peninsula Antártida. Locais de condições climáticas extremas e adversas.
Os aventureiros embarcaram num veleiro chamado de Ypake II do capitão Ezequiel Sundblad e Santiago que esteve em São Lourenço do sul, RS em 2022, e neste ano 2023 durante o mês de março a abril ficaram velejando e conhecendo, grande parte do território Dominio1 na Antártica. Conforme declarações em suas redes sociais, a dupla se surpreendeu com a fauna extremamente selvagem e com a sua força e adaptação a um lugar inabitável. E eles conseguiram constatar que realmente vale a pena acreditar que essa área é Protegida da Marinha. Eles esperam contar e mostrar muito no próximo documentário que estão preparando. Além de mostrarem os vários picos de surf na área.
E declaram que; fazer projetos que tenham um senso de conservação ambiental é a nossa paixão e acreditamos que é um veículo para gerar reflexão, consciência e mudanças positivas na sociedade. Este projeto é uma iniciativa promovida pelo Chile e pela Argentina para todo o mundo no quadro internacional da CCAMLR (Convenção para a Conservacion de Recursos Vivos Marinhos Antárticos). Os caras já produziram documentários sobre a Patagônia, Peninsula Mitre e África Ocidental entre outros. Procure saber mais!
Texto by Castro Pereira Fotos divulgação/BernardTestemale