Publicado em

OZ – BELLS TERRA DAS SURPRESAS

E o Rip de Bells Beach acabou nesta terça (dia11) com o aussie, Ethan Ewing vencendo a bagaça em Winkipop e com direito a polemicas e mais comentários salgados de atletas e observadores de plantão. Como sempre a nação canarinho é que tomou surpresa, afinal os caras estão redefinindo o surf competição, com técnica apurada e moderna, fazendo com que juízes e demais nações torçam o nariz para eles. Um dos grandes que sucumbiu a supremacia tupiniquim é o Senhor dos Titulos, Roberto Slater. Sujeito que prima saúde com perseverança ególatra, pois não quer largar o osso e apesar de numero de idade avançada, ainda se submete a pagar vales e se deixar ele também dá seu show de surf moderno, na arena que for. Já soltou comentários reconhecendo o surf brasileiro como novo modelo de parâmetros e inclusive citando alguns atletas pelo nome. Isso é claro e real, afinal o cara tem quilometragem oceânica e conhece do riscado. Então; “respect com Kelly”.
Mas aqui a surpresa foi do campeão da etapa, Ethan que segundo observadores passou por Toledo, sendo empurrado por judges. O ex-head judge e juiz da WSL, Icaro Cavalheiro, chegou a citar sobre o heat. O aussie vinha apresentando um surf regular e Toledo com suas avoadas e áreos reverse, confiscando notas na faixa dos sete. Já o Ewing em uma onda próxima do final, correu ela toda sem grandes FIRULAS e sem power surf, somente no fluir e jogar espuma, deu que neguinho soltou notão. Uma ondinha que quase come um 9.0 fazendo adversário rir. Toledo fez mais uma finalizando e deu adeus a bagaça. A galera não acreditou e a taça, o sino já tinha dono em Bells antes da finalíssima.

Ryan Callinam, sujeito de power surf, passou por João João com louvor metendo o pé no fuguete fazendo 15.30X12.26 e seguiu para a final com Ethan. O encontro dos caras deu muita onda fraca e notas baixas e no final o COISO foi finalizado, como que programado. Ewing surfou NOVE ondas e suas últimas obtiveram notas boas. Callinam, progressivo, surfou oito ondas e recebeu notas nas últimas também e a fatura fechou com 14.50 de Ethan e 11.00 de Ryan. Capiche Prezados! Sino é dos aussie nessa temporada e até a feminino fechou com eles no poder. A próxima em Margaret River confirma quem fica e quem não fica para 2024 no tour e quem compete até o fim da temporada. Após Margaret é só os primeiros 22 homens e 10 mulheres do ranking. É isso!
Texto by Castro Pereira Fotos B.Ryder/Sloane/WSL