Publicado em

YVON PATAGONIA E O CLIMA

Uma jogada fantástica nesses tempos de sustentabilidade e preocupação ambiental, foi realizada pela marca da Califórnia Patagonia do alpinista, surfista, ambientalista Yvon Chouinard. A famila de Yvon se comprometeu a doar a companhia, em vez de vender o negócio ou abrir seu capital. Tudo em prol para combater a crise climática e proteger as florestas em todo o mundo.
Esse movimento muito raro vem num momento de cobrança em cima de bilionários e corporações, que falam muito em salvar o planeta e de concreto pouco é feito e produzido. A Cop27 no Egito está ai e segundo o presidente da Ucrânia Zelenski; temos que fazer ações concretas rapidamente.

A família abrir mão da fortuna, vai de encontro com a personalidade de Yvon que sempre dedicou sua vida a causas ambientais e cagou para regras do mundo de negócios. A Patagonia continua a operar como uma empresa privada em Ventura, Califórnia. Este ano a família transferiu 2% da Patagonia para uma entidade chamada Patagonia Purpose Trust. Esse fundo será supervisionado pelos membros da família e seus conselheiros. Os restantes 98% a família Chouinard doou para uma organização não-governamental Holdfast Colletive que recebera todos lucros e recursos para combater as mudanças climáticas. Segundo Yvon: “Voltar para uma vida mais simples baseada em viver por suficiência e não por excesso não é um passo atrás. Você aprende que como você chegou lá foi o importante. Não o que você conseguiu”. Yvon Chouinard nunca quis ser bilionário. Ele começou como alpinista, morando em seu carro na Califórnia. Chouinard transformou seu pequeno negócio iniciado em 1973 em uma empresa no valor de US$ 3 bilhões.
Então, agora ele entregou tudo a terra.
Alguns pilotos surfers do planeta como os hawaiianos Gerry Lopez, Ian Walsh e Kimi Werner continuam a representar a Patagonia no mundo. Um big salve a Yvon Chouinard e sua família!
Texto by Castro Pereira Fotos by Insta/Masurel